sábado, 12 de dezembro de 2009

Depois dos anos de chumbo (anos da ditadura militar), em um passado não muito distante, podemos comemorar e agradecer a tão sonhada (por nossos pais) – democracia.


E esta luta foi vivida por todos! Todos os cidadãos!

O movimento comunitário de Porto Alegre teve efetiva participação na (re)democratização do município e por sua vez na (re)democratização do Brasil. Hoje pode-se dizer que o movimento comunitário porto-alegrense é conhecido e respeitado em todo País. Isto por sua importância e por sua participação na construção dos pilares da cidadania.

Sempre lutando por aqueles que necessitam, por todos cidadãos, realizando conquistas no campo da Saúde, Direitos Humanos, casa própria, Cultura, etc.

A história da UAMPA se inicia em 1983, muito depois do início das lutas pela democracia, porém hoje a luta é outra! A luta hoje baseia-se em proporcionar uma vida mais digna para as pessoas, fazendo com elas tornem-se sujeitos de direitos e os tenham garantidos pelo Poder Público. O papel da UAMPA na sociedade gaúcha é muito importante, por isso, mais uma vez temos que revitalizar a democracia, dando “voz” e “vez” para os que hoje se sentem excluídos pelos sistema.

Como já foi mostrado e pode ser constatado, quando a sociedade se organiza e se une, se pode tudo!

Com o passar dos anos muito já foi feito, mas este muito, na verdade é pouco diante da realidade social, muito – na realidade – ainda há que se fazer, porque falta saneamento básico para a população mais carente, falta creche, escola, posto de saúde, moradia, etc.

Diante disto percebemos que, não podemos parar por aqui, temos que continuar lutando, questionando e principalmente fazendo propostas e cobrando do Poder Público, mas organizadamente. E é por tudo isto que a UAMPA é tão importante para a Cidade.
 
E é por isso que o congresso ficou consagrado com o número muito expressivo de delegados

Nenhum comentário:

Postar um comentário