quinta-feira, 16 de junho de 2011

Transporte na Zona Norte ganha 26 novos ônibus

No último dia 16, quinta-feira, Sandro Chimendes - presidente da Uampa, acompanhado da tesoureira da entidade, Enoita da Rocha Eberhardt, esteve no ato de entrega de 26 novos ônibus que vão atender 90 linhas da Zona Norte da Capital, como a Parque dos Maias, Nova Gleba, Agostinho, Minuano e Lindoia. O prefeito José Fortunati apresentou a nova frota no Largo Glênio Peres. Até o final de 2011, 10% dos veículos da Zona Norte serão renovados.

O prefeito defendeu que a qualificação da mobilidade urbana se faz com obras viárias e, principalmente, com investimento no transporte coletivo de passageiros. “Estamos recorrendo a modernos recursos tecnológicos para oferecer um transporte coletivo que dê cada vez mais qualidade à circulação dos moradores e trabalhadores da nossa cidade”, enfatizou. Fortunati alertou ainda que, como parte do processo permanente de qualificação, a partir de julho a segunda viagem será gratuita na frota de ônibus de Porto Alegre.

De acordo com o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, o ritmo de renovação dos veículos garantirá a redução da idade média da frota. “Com a entrada prevista de 270 novas unidades na frota em 2011, devemos chegar a uma idade média de 4 anos e 2 meses, certamente uma das mais baixas em nível nacional”, afirmou Capellari. Hoje, o período é de 4 anos e 5 meses.

Os 26 novos ônibus são dotados de acessibilidade universal. Atualmente, 40% da frota já está adaptada para pessoas portadoras de deficiência. Nove unidades foram desenhadas com embarque elevado, para adequada circulação nos corredores da Sertório e no Terminal Parobé. Os veículos têm 13,20 metros de extensão, motor eletrônico (menos poluente), com capacidade entre 40 a 46 pessoas sentadas.

Participaram do ato o presidente do Consórcio Operacional Zona Norte (Conorte), Cláudio Porto, o presidente da Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), Ênio dos Reis, e secretários municipais.

Números do transporte coletivo da Capital:

1650 ônibus
343 linhas urbanas
1,1 milhão de usuários por dia
200 mil isentos
55 km de corredores exclusivos para ônibus
Mais de 5 mil pontos de parada (92 estações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário