segunda-feira, 20 de junho de 2011

UAMPA promove evento do Forum Porto-alegrense da Reforma Política







No último dia 17, sexta-feira, a sala 10 do Mercado Público de Porto Alegre foi palco da quinta audiência pública do Fórum Porto-alegrense da Reforma Política, promovido pela UAMPA - UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE PORTO ALEGRE, com a participação de representantes do movimento comunitário, de ONGs da Capital e de diferentes partidos.

O objetivo foi o de ampliar o debate sobre as mudanças nas regras eleitorais que estão sendo discutidas no congresso Nacional, a chamada “Reforma Política”. Os principais pontos discutidos foram, entre outros, a introdução do voto distrital, a volta da verticalização, onde os partidos estariam obrigados a realizar as mesmas coligações em todos os âmbitos (municipal, estadual e federal), a consulta de barreira, em que exclui-se os partidos com menos de 1% dos votos válidos, a ficha suja, a fidelidade partidária, o fim dos suplentes no senado, o fim do financiamento público, onde os candidatos não podem mais receber contribuições de pessoas físicas e jurídicas, a lista fechada, o voto facultativo e a proibição de coligações partidárias.

Mais de 70 lideranças e militantes que atuam nas organizações não governamentais e nos movimentos sociais estiveram presentes no evento. Eles demonstraram nas suas intervenções a preocupação do modo como vem sendo encaminhada a discussão pelos parlamentares, em Brasília e almejam uma discussão mais ampla com a sociedade civil.

Representantes dos partidos que integram o Forum (e aqui destacamos as presenças de Ronaldo Garcia – PPS, João Pancinha - PMDB, Edson Puchalski - PCdoB, Adeli Sell - PT e Carlos Siegle - PTB) se manifestaram e ouviram propostas dos presentes e as mesmas serão encaminhadas visando sua inclusão na formatação no documento final, que será resultante dos debates promovidos junto à sociedade porto-alegrense.

Destacaram-se a presença do CMDCA, CONAM, FEGAM, Demae, UEE, UJS, JPS, Delegados do OP, Projeto Surfar, Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Forum Municipal do Programa Fome Zero, Consellheiros do OP, UNEGRO e Conselho de desenvolvimento do Partenon, além de outras lideranças, como a Ex-Deputada Iara Wortmann, o suplente de vereador Emerson Corrêa, além de Sandro Chimendes, que presidiu pela UAMPA os debates do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário