Adesão - Definida como uma das principais parcerias constituídas para o Congresso foi a assinatura de Protocolo de Adesão com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Pontifícia Universidade Católica (PUC), a Unisinos e a Ulbra. O termo estabelece a cooperação das universidades com o Comitê Gestor, do qual fazem parte a Prefeitura de Porto Alegre e diversas entidades públicas, privadas e ONGs. As instituições irão coordenar as discussões sobre quatro temáticas, promover dois seminários ao longo do ano - um no primeiro e outro no segundo semestre -, organizar grupos de trabalho temáticos, promover encontros trimestrais e um mensal sobre suas respectivas áreas.
“Estamos aqui para buscar soluções concretas e não simplesmente traçar teses sem eficiência prática para melhorar a vida de todos porto-alegrenses”, enfatizou Fortunati. O prefeito destacou que o desafio é construir em conjunto com a sociedade civil organizada, população e poder público, as políticas públicas mais eficientes para a cidade. Fortunati ressaltou a presença de ex-prefeitos que colaboram na construção da história da cidade e transmitem experiências de gestão para trabalhar o futuro da cidade. Na ocasião, o prefeito solicitou que os colaboradores atendessem a duas metas para evoluir nos trabalhos: respeitar as diferenças, pela pluralidade da cidade com tolerância para encontrar as melhores soluções para os problemas; e combater as desigualdades. “Nosso objetivo com este Congresso é que possamos sedimentar práticas transformadoras para a nossa cidade”.
Democratização - Para o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, o Congresso reafirma o movimento de democratização da cidade com a participação de conselhos, entidades, governos, universidades, sociedade, etc. “Queremos melhorar a convivência, fortalecendo laços de cooperação para cuidarmos melhor da nossa cidade”. Busatto destacou que no final do ano serão apresentados os resultados de todas as etapas trabalhadas e suas demandas para serem colocadas em prática na cidade.
A representante do 3º setor, Conselheira do OP da Região Nordeste, Maria Deloí Silveira Cardoso, falou da importância do Orçamento Participativo, onde a população pode se mobilizar juntamente com o poder público. “Nós temos todo o interesse em discutir e apontar os problemas, mas queremos buscar soluções e contribuir profundamente para políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da nossas comunidades”.
Na ocasião, também foi apresentada a plataforma colaborativa “Porto Alegre. cc”, que compõe os espaços de participação do 5º Congresso da Cidade, pelo coordenador do curso de Comunicação Digital da Unisinos e coordenador do Projeto, Daniel Bittencourt. Através da plataforma, que pode ser compartilhada com as redes sociais, a população poderá interagir com o poder público contribuindo com o debate sobre as ações na cidade.
Ao final do encontro, os presentes assistiram à palestra “Cuidando de Porto Alegre”, do Lama Padna Samten.
Como funcionará o 5º Congresso da Cidade
O Comitê Gestor
A etapa bairros
Etapa regiões de OP
Etapa regiões de planejamento
Etapa Porto Alegre
Eixos Temáticos
Parcerias
A Bússola do Desenvolvimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário