terça-feira, 22 de março de 2011

Capital inaugura novo Centro Administrativo Regional




A prefeitura inaugurou nesta terça-feira, 22, às 10h, o novo Centro Administrativo Regional Centro (CAR), como parte das comemorações dos 239 anos de Porto Alegre. A reformulação do CAR é uma das prioridades da gestão para melhorar o atendimento ao cidadão e a qualidade dos serviços municipais. Na nova sede, na Rua Siqueira Campos, 1180, térreo, será possível solicitar serviços a diversos órgãos da administração municipal e sugerir melhorias para que Porto Alegre tenha mais qualidade de vida, se constituindo em mais um canal entre o cidadão e a prefeitura.

O novo equipamento público de atendimento ao cidadão, gerenciado pela Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), foi inaugurado com as presenças do prefeito José Fortunati, de secretários municipais e entidades representativas dos moradores e comerciantes da área central.

Dezoito bairros compõem a Região Centro: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont'Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana.

O CAR Centro é o projeto-piloto da nova estrutura de Centros Administrativos Regionais. Um destaque do novo CAR é que ele terá oito agentes de fiscalização, que atuarão de forma multidisciplinar no Centro Histórico da Capital, por onde circulam cerca de 400 mil pessoas por dia. A nova estrutura é uma mudança de paradigma, pois muda a lógica de atuação da fiscalização dos serviços, que não será mais setorizada.

Os fiscais estarão capacitados para atuar em diversas frentes, como meio ambiente, obras, vigilância sanitária, limpeza urbana e assistência social. Os agentes foram selecionados por concurso público e capacitados para atuação em campo, em contato direto com a população e com os servidores das secretarias e departamentos específicos.

Centros Administrativos Regionais - são unidades municipais distribuídas nas regiões do Orçamento Participativo que recebem demandas de serviços da população. Esses pedidos são encaminhados para os órgãos responsáveis, para que sejam tomadas providências.

Entre as atividades que serão desenvolvidas nos 18 bairros da Região Centro estão: encaminhamento de demandas relativas aos bairros relacionados; vistorias de fiscalização no Centro Histórico; denúncia quanto à conservação de calçadas e marquises; solicitação de limpeza de praças e áreas de lazer; solução para problemas relativos ao recolhimento do lixo; busca de endereços dos locais de atendimento ao cidadão; prestar informações sobre o Centro Histórico; informações sobre o andamento das obras e demandas do Orçamento Participativo; acesso à Internet; denúncias de maus-tratos contra crianças e adolescentes e sugestões de melhorias para a Região Centro.

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