quarta-feira, 2 de março de 2011

02/03/2011 - Copa de 2014 ganha Comissão Especial nesta quarta-feira

Foto (Cielito Rebelatto Junior):
Em primeiro plano o presidente da Uampa, Sandro Chimendes e o Diretor da entidade, vereador Emerson Correa, participando da Comissão Especial da Copa

Está sendo instalada, desde às 10 horas desta quarta-feira (2/3), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre a Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014 na Capital. A criação dessa comissão foi aprovada pelos vereadores no final de 2009 e atendeu requerimento de Airto Ferronato (PSB).

Conforme Ferronato, um dos principais temas de trabalho na comissão será infraestrutura. "Queremos somar isso ao meio ambiente. A Comissão levantará a bandeira da Copa Verde, isto é, a promoção da sustentabilidade combinada com as melhorias na cidade". A Comissão Especial da Copa funcionará pelos três próximos anos, devendo encerrar suas atividades após o encerramento do certame de 2014.

Foto (Cielito Rebelatto Junior):
Membros da mesa no comando da Comissão Especial da Copa

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

UAMPA EXPLANANDO NA COMISSÃO:
Sandro Chimendes, presidente da Uampa, em sua fala durante a Comissão Especial da Copa, primeiramente "louvou" a iniciativa de implantação da Comissão e lembrou de um debate acirrado em que a entidade participou na Associação do Bairro Humaitá, onde foi definido que muita coisa ainda deve ser avançada, com relação às ações da cidade para receber a Copa do Mundo em 2014.

A Uampa solicitou um conjunto de ações, a serem realizadas em parceria com o Poder Público Municipal, para capacitar a população, como por exemplo o Projeto Cuidadores da Cidade e também a formalização de parcerias com os governos do Estado e União. "Nós com certeza vamos cobrar o que está faltando e elogiar o que está bom, mas precisamos urgentemente identificar novas formas de ação nas políticas públicas, buscando a formação da base, ou seja, da população, da comunidade porto-alegrense", salientou Sandro.

O presidente da Comissão, Airton Ferronato, solicitou à Uampa, via e-mail, um documento identificando as ações pretendidas pela entidade e salientou que todas serão analisadas e possivelmente implantadas pelo seu grau de importância.

Cielito Rebelatto Junior - Assessor de Comunicação da Uampa.

Comissão Especial

Comissão da Copa deverá acompanhar obras na Capital

Se o tema é Campeonato Mundial de Futebol, a Câmara Municipal de Porto Alegre entrou em campo nesta quarta-feira, (2/3) ao instalar a Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014. Ao abrir os trabalhos, o presidente da Comissão, vereador Airto Ferronato (PSB), disse que apóia a proposta do presidente do Sport Club Internacional, Giovani Luigi, para repassar a obra de reformas do estádio Beira-Rio para uma empreiteira especializada neste tipo de operação industrial: “Vivemos um momento de busca da transversalidade e sustentabilidade do processo”, assinalou Ferronato.

Para o vereador, a imagem de Porto Alegre como uma das sedes da Copa do Mundo está arranhada depois que imagens do motorista atropelando deliberadamente um grupo de ciclistas percorreu o mundo via You Tube. “Porto Alegre está com uma dívida negativa e precisamos reverter isso”, complementou o vereador.

Cronograma

O secretário especial da Copa (Secopa), João Bosco Vaz, garantiu que as obras da prefeitura estão dentro do cronograma e que a decisão do Internacional é importante, mas independe da vontade do Executivo. “Existem dezenas de ações periféricas em andamento”, defendeu.

Segundo o secretário, o ideal seria a Comissão reunir-se duas quintas-feiras por mês, numa primeira etapa, para que ele possa trazer os engenheiros da área de mobilidade urbana. A idéia é repassar as informações sobre as obras em andamento. Bosco explicou ainda que um grupo de empresas monitorado pela Fiergs prepara um relatório sobre todas as intervenções necessárias para colocar a cidade dentro dos padrões exigidos pela Fifa.

Durante a reunião foi lembrado que uma lei que deverá ser avaliada pelo Legislativo diz respeito às novas tecnologias de antenas para telefonia celular. Conforme a atual legislação municipal, essas melhorias ainda não podem ser instaladas mas fazem parte do caderno de encargos da Fifa, visto serem necessárias para atender a demanda de fluxo de dados em um evento da magnitude de uma copa do mundo.

Inclusão

O vereador Reginaldo Pujol (DEM) disse que a Comissão do Legislativo irá trabalhar em sintonia com a Secopa no que se refere às ações de qualificação da cidade, visando o campeonato mundial de futebol. Tarciso Flecha Negra (PDT) afirmou estar preocupado com o aspecto social: "um projeto com a magnitude da Copa do Mundo deve apresentar propostas de inclusão de crianças e adolescentes das periferias". Foi informado por João Bosco que a Fifa destinará US$ 30 mil dólares, por ano, aos projetos sociais das cidade-sedes, relacionados com a prática esportiva. Os recursos devem chegar até o final deste ano, em quatro parcelas até 2014.

Também participaram da instalação da Comissão Especial da Copa os vereadores Toni Proença (PPS), Adeli Sell (PT), Sofia Cavedon (PT), Nelcir Tessaro (PTB), Carlos Todeschini (PT), Mauro Pinheiro (PT), João Carlos Nedel (PP), Paulinho Rubem Berta (PPS) e Engenheiro Comassetto(PT).

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)


HISTÓRICO:

23/12/2009
Ordem do Dia

Criada a Comissão Especial da Copa do Mundo de 2014

Os vereadores da Capital aprovaram, nesta quarta-feira (23/12), projeto de resolução que cria, na Câmara Municipal, a Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Porto Alegre. O autor da proposta, vereador Airto Ferronato (PSB), justifica a criação da Comissão especial pela “grande mobilização e investimentos que deverão ser realizadas em diversas áreas, deixando um legado importante que modificará nossa Cidade e região, o que impõe um caráter interdisciplinar e transversal a esse tema, inclusive com a recente criação de uma secretaria municipal específica sobre o assunto”.

De acordo com regimento da casa, a Comissão Especial será integrada por 13 vereadores, respeitada a proporcionalidade dos partidos, devendo eleger anualmente presidente, vice e três relatores temáticos. Ela terá a finalidade de avaliar e discutir com o Poder Público e com as entidades da sociedade civil organizada as ações e iniciativas referentes à organização e à preparação do município para receber os jogos da Copa. O grupo poderá integrar o trabalho das Comissões Permanentes que possuam relações com a Copa em Porto Alegre, compatibilizando e consolidando dados organizados e ações encaminhadas em cada uma delas.

A Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa deverá realizar audiências públicas, incluisive fora da sede da Câmara Municipal, com as secretarias municipais envolvidas no assunto, especialmente a Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) e a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa), de forma a subsidiar o Poder Legislativo acerca das iniciativas referentes à organização e à preparação da cidade para o evento.

Além de apoiar a mobilização dos recursos financeiros para a construção da infraestrutura pública necessária à realização do evento, a Comissão deverá acompanhar e fiscalizar os investimentos públicos que serão executados pelo Município referentes à Copa de 2014, relativamente à escolha de obras prioritárias, tramitações processuais de aprovação, às licitações e ao andamento das obras e controle dos prazos de execução. Deverá, também, acompanhar, informar, reivindicar e apoiar a execução dos investimentos previstos pela iniciativa privada e os investimentos públicos executados diretamente pelas esferas Estadual e Federal.

Carla Kunze (reg. prof. 13515)

27/01/2011

Infraestrutura

Comissão Especial da Copa deve funcionar após o recesso

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), confirmou no final da manhã desta quinta-feira (27/1) o acolhimento de proposta do vereador Airto Ferronato (PSB) em constituir uma Comissão Especial da Copa do Mundo de 2014. O objetivo é acompanhar e fiscalizar as obras que fazem parte do caderno de encargos da Fifa.

Segundo Ferronato, responsável pelo encaminhamento da proposta, como a Casa ainda está em recesso, a data de instalação da Comissão depende de alguns trâmites na Diretoria Legislativa. Além disso, aguarda-se o fim do recesso parlamentar, para que todos os partidos possam apontar seus representantes.

A previsão é que a Comissão Especial da Copa seja instalada ainda na primeira quinzena de fevereiro. Para Ferronato, as obras da Copa do Mundo deixarão um legado de realizações em termos de infraestrutura, mas é preciso levar em conta os interesses das populações atingidas por conta das intervenções no espaço urbano, ainda mais que a sociedade porto-alegrense tem tradição em participar das decisões importantes da cidade, desde o surgimento do orçamento participativo.

Sofia Cavedon disse que um dos principais objetivos da Comissão é aproveitar os recursos da Copa e fazer a cidade avançar no aspecto habitacional e ambiental, principalmente naquelas regiões em que as demandas já são conhecidas, tais como o Delta do Jacuí, as Ilhas do Guaíba e o Morro Santa Tereza.

Ela lembrou que durante os dez dias em que ficou à frente da Prefeitura fez contatos com o governo estadual, o qual poderá realizar operações de georreferenciamento e demarcação de áreas de risco, com a finalidade de proporcionar um novo paradigma para a reurbanização da cidade, levando em conta as necessidades da população e o meio ambiente. “A Ilha do Pavão poderia ser a ponta de lança desse processo”, enfatizou. Sofia alertou ainda que existem pontos obscuros com relação a algumas obras como as entradas da cidade e a reforma do aeroporto.

Ferronato explicou que ao integrar questões de infraestrutura com o tema do meio ambiente a Comissão levantará a bandeira da “Copa Verde”, isto é: a promoção da sustentabilidade combinada com as melhorias na cidade. A Comissão Especial da Copa funcionará pelos três próximos anos, devendo encerrar suas atividades após o encerramento da Copa do Mundo em Porto Alegre.

Ficou acertado que a primeira reunião, assim que marcada, irá tratar o tema do reassentamento das famílias da região da Vila Tronco, Cruzeiro e Jockey Clube, na zona sul. Essas comunidades enviaram representantes de cinco associações de moradores preocupados com o resultado das obras previstas para região, sobretudo o alargamento no entorno da Vila Tronco e Mariano de Mattos.

Os moradores da Grande Cruzeiro alertam para uma possível explosão da especulação imobiliária na região. Eles querem que o novo planejamento contemple a construção de moradias para mantê-los nos bairros onde residem.

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)

Nenhum comentário:

Postar um comentário