segunda-feira, 21 de março de 2011

Jovens da Capital ganham novo espaço de representação

A Uampa estará representada no Conselho da Juventude por Luiz Filipe Lopes da Costa (Centro) e Fernando Ferraro Bernd (direita), na foto ao lado do prefeito José Fortunati, do secretário municipal da Juventude Luizinho Martins, do diretor de comunicação Emerson Correa e do presidente da Uampa Sandro Chimendes

A juventude de Porto Alegre passa a contar agora com um novo canal de reivindicação e interlocução com a administração municipal. O prefeito José Fortunati empossou nesta segunda-feira, 21, o Conselho Municipal da Juventude (CMJ). A solenidade, que ocorreu no Paço Municipal, integra a programação da 52ª Semana de Porto Alegre. (fotos)

O CMJ será um espaço de discussão e acompanhamento da implementação de políticas públicas da administração municipal direcionadas à juventude. O conselho terá como objetivo aproximar os jovens que poderão propor projetos, programas e ações de interesse da juventude da Capital. Composto de 33 conselheiros titulares, na proporção de 12 representantes da administração municipal e 21 de entidades da sociedade civil, o colegiado será vinculado administrativamente à Secretaria Municipal da Juventude.

O prefeito destacou que todas as políticas públicas para jovens em Porto Alegre irão passar pela discussão do conselho. “O pressuposto básico é a composição das diferenças, da agregação de várias tribos, que possuem pluralidade de idéias, sonhos, esperanças. Uma composição plural para pensarmos o presente de acordo com os anseios dos nossos jovens”, afirmou.

Fortunati ressaltou ainda que a estrutura irá contribuir para a transparência e fiscalização dos projetos e ações da administração pública. “Vamos estabelecer uma relação de diálogo com aqueles que querem contribuir com a sociedade, com o propósito de defender suas posições e, juntos, pensarmos ações propositivas”, disse o prefeito.

Participação direta - O secretário municipal da Juventude e presidente do CMJ, Luizinho Martins, falou do papel fundamental do conselho, que atingirá interesses de 30% da população da capital gaúcha, com mais de 300 mil jovens. “Será um espaço de participação direta da comunidade para propor e discutir com a prefeitura políticas públicas que são prioritárias para a nossa juventude”, destacou. De acordo com Luizinho, as reuniões serão mensais e ocorrerão na Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro Histórico. Conforme o secretário, após a formação do CMJ, o primeiro passo será estabelecer o regimento do órgão e eleger uma coordenação.

Representante da Nação Hip Hop Brasil, Rubem Sandro Moraes Schutz ressaltou que hoje se trabalham políticas públicas sem estrutura nos projetos com a juventude das periferias da Capital. “Nós esperamos que, junto com a prefeitura, a gente consiga fortalecer e desenvolver mais ações concretas na comunidade”, disse.

O Conselho Municipal da Juventude foi instituído pela Lei Complementar nº 585, de 28 de dezembro de 2007, e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 15.984, de 24 de junho de 2008.

Clique aqui e conheça os membros do CMJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário