domingo, 10 de abril de 2011

Começa capacitação da rede de cuidadores da cidade


Teve início na última terça-feira (5) a capacitação dos cuidadores da cidade, uma das etapas do CapacitaPOA e resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, a ONG Parceiros Voluntários e o Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP). A capacitação de uma rede de cuidadores da cidade faz parte das atividades do V Congresso da Cidade, lançado no último mês de março e que se estende até novembro.

Na terça-feira (5) e na quinta-feira (7) a Parceiros Voluntários e o CapacitaPOA realizaram a capacitação dos primeiros 82 Cuidadores da Cidade. Nesta primeira etapa foram capacitados aqueles indicados pela Parceiros Voluntários, todas com experiência em trabalhos comunitários. Nos próximos dias, serão capacitados mais 82 cuidadores indicados pela rede da Governança Solidária Local, formada por delegados e conselheiros do Orçamento Participativo, dos conselhos municipais, pela Uampa, lideranças comunitárias, entre outros.

A parceria visa incentivar a prática da cidadania por meio do voluntariado organizado, despertando a responsabilidade social Individual e a corresponsabilidade no planejamento e cuidado com a cidade. Os cuidadores terão a tarefa de colaborar nas reuniões nos seus respectivos bairros, desenvolvendo ações concretas, seja nas ruas, nos bairros, nas escolas, ou na preservação do patrimônio público, por exemplo. A meta é formar, até o final do ano, uma rede de 2,5 mil cuidadores da cidade.

De acordo com Sandro Chimendes, presidente da Uampa, não é simplesmente participar das reuniões do orçamento participativo ou das discussões que envolvem a comunidade organizada da cidade,
é mais do que isso. “De fato, nós agentes públicos de entidades representativas, devemos conscientizar a sociedade de que ela está se autodestruindo, quando largamos papel de bala ou pacote de salgadinho e até mesmo bagana de cigarro no chão, ou jogamos o resto de resíduos de dentro do carro para o meio da rua...isso tem que mudar”, salienta.

Ainda de acordo com Sandro, não se pode somente colocar a culpa no poder público, os munícipes também são responsáveis. “Só educando a todos e efetuando ações que comprometam a população é que se combateremos as enchentes e catástrofes que estão por chegar”, lembra. A UAMPA tem uma posição muito clara sobre o V CONGRESSO, este não pode repetir o que os outros já pontuaram, nossa capital vive um novo momento com a vinda da copa para Porto Alegre, evento que vai “sacudir” toda a cidade. “Tanto nós, quando o poder público devemos ter responsabilidades bem definidas e, para finalizar acho que o bom tema é " EU TAMBÉM TENHO QUE CUIDAR DE PORTO ALEGRE", incentivando, comprometendo e educando.

2 comentários:

  1. Muito bem, sou totalmente a favor dos cuidadores, sou um dos da primeira fila. Mas tem que começar com a Prefeitura fazendo o seu dever de casa.
    Adeli Sell
    Vereador
    www.twitter.com/adelisell
    www.blogdoadeli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. é muito importante o comprometimento da UAMPA com este novo momento, e com este novo desafio, que vive a cidade. parabéns

    Julio Pujol

    ResponderExcluir