domingo, 17 de abril de 2011

Destino dos moradores da Vila Tronco é debatido em audiência pública


Ocorreu, na última sexta-feira (15), audiência pública da Comissão Especial de Habitação Popular e Regularização Fundiária para discutir a situação das cerca de duas mil famílias da Vila Tronco, na zona sul de Porto Alegre, que terão de ser removidas de suas atuais moradias por conta das obras de duplicação da Avenida Tronco. Essa intervenção está entre as principais ações do cronograma de obras para a Copa do Mundo de 2014. O encontro ocorreu na Associação de Moradores da Vila Tronco e contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas.

O presidente da Comissão, deputado Raul Carrion (PCdoB), abriu a reunião enfatizando a necessidade dessas obras e a importância do evento para a cidade. “Sei que ninguém aqui é contra a Copa, mas a angústia de vocês é legítima, pois precisam saber o que vai acontecer. É isso que vamos começar a fazer hoje”, declarou. O parlamentar salientou ainda que a solução deve sair de um trabalho conjunto entre todos os entes públicos e a própria comunidade.

A prefeitura de Porto Alegre esteve representada pelo diretor do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Humberto Goulart, e pelo secretário adjunto da Secretaria de Gestão e Acompanhamento, Roni Marques Correa. Ambos enfatizaram que solucionar a situação daquelas famílias é prioridade para o Município. “Estamos nos reunindo há algum tempo com a comunidade. Já está sendo realizado um cadastro socioeconômico e podemos garantir que o nosso critério fundamental é encontrar locais próximos daqui para realocação das pessoas”, frisou Goulart.

A mesma posição também foi do vereador Nelcir Tessaro (PTB), que preside na Câmara Municipal a Comissão Especial para os assuntos da Copa. Tessaro considera importante pensar também em utilizar o bônus moradia como alternativa, já que, segundo ele, não há muito tempo. O bônus moradia é um valor em dinheiro que a família recebe da prefeitura e pode escolher onde irá adquirir um imóvel.

O líder comunitário, Michel Santos, afirmou que espera que esse seja o primeiro encontro da comunidade com a Comissão. Ele relatou que foi por meio de uma solicitação dele que o órgão técnico pautou esse assunto para ser discutido em audiência.

Sandro Chimendes, presidente da UAMPA (União das Associações de Moradores de Porto Alegre) salientou que a comunidade está de parabéns pela luta que iniciou na década de 80 em busca de suas moradias, e que esta luta deve continuar. Afirmou que a Uampa está junto com a comunidade, lutando ao lado de todos na busca por soluções rápidas junto ao governo municipal para agilizar a apresentação dos projetos fundiários e habitacionais para as regiões em que se darão as obras de reassentamento das famílias em virtude da Copa do Mundo.

Ao final da reunião, Carrion garantiu aos moradores que até junho a resolução será definida e reforçou que a partir de agora, a Assembleia Legislativa estará acompanhando efetivamente todos os encaminhamentos e planejamentos dos poderes públicos municipal e estadual para este tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário