segunda-feira, 30 de maio de 2011

11º Congresso da Conam - de 25 a 29 de maio - Praia Grande/SP - Arquivo Fotográfico


Com uma delegação de mais de 140 líderes comunitários o Rio Grande do Sul se fez presente no 11º Congresso da Confederação Nacional das Associações Comunitárias, que aconteceu desde quarta feira (25/05), até domingo (29/05) na cidade de Praia Grande-SP, com o tema “Consolidar as Conquistas para aprofundar as mudanças”. Aproximadamente duas mil e trezentas entidades participaram do Encontro, com representação do movimento de todos os Estados Brasileiro.
O Presidente da União das Associações de Moradores de Porto Alegre - Uampa, Sandro Chimendes Porciuncula relatou que o Estado foi muito elogiado pela mesa de trabalho do Congresso pela excelente participação e contribuição dos delegados nas plenárias do evento. “A nossa participação no congresso não era somente pela disputa de cargos, mas também com o intuito de lutar pela melhoria dos programas, como Minha Casa Minha Vida, Fortalecimento do SUS, Bolsa Família e suas ações, entre outros, e também deixar claro que o principal projeto da Uampa é devolver à comunidade o que lhe foi retirado, os espaços públicos, os prédios que viraram creches e postos de saúde, pois sem um local como referência a comunidade não consegue se mobilizar e por consequençia disso não se articula”, salienta Sandro.
Sandro diz ainda que o projeto da Uampa se diferencia porque visa fortalecer o movimento comunitário, iniciando a luta para garantir as conquistas e os direitos, além de praticar os deveres sociais. “Temos que reafirmar alguns compromissos, como por exemplo, a democratização e a participação de toda a sociedade, nas ações desenvolvidas pela UAMPA, muitas delas focadas no território, na base dentro da comunidade, junto com a população, periférica ou da classe média e não nos importa a condição social, importa e muito a aplicação das conquistas”, finaliza.
A comitiva do Estado colaborou no debate nacional sobre os diversos temas relacionados às cidades, como moradia e regularização fundiária, segurança pública, economia solidária, Sistema Único de Saúde, Educação e políticas públicas para juventude, idosos e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário